O Paraná foi atingido por 3 tornados com ventos de até 330 km/h; seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas
Pesquisar
Foto: Reprodução / Internet

O Paraná foi atingido por 3 tornados com ventos de até 330 km/h; seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas

Fenômenos deixaram rastro de destruição em três cidades da região central do estado, com centenas de feridos e quase todos os imóveis de Rio Bonito do Iguaçu devastados.

Compartilhe esta notícia:

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, na manhã desta segunda-feira (10), que três tornados atingiram cidades da região central do estado na última sexta-feira. As fortes tempestades deixaram um saldo de seis mortos e mais de 750 pessoas feridas, que precisaram de atendimento médico. O município mais afetado foi Rio Bonito do Iguaçu, onde cerca de 90% dos imóveis foram destruídos. Guarapuava e Turvo, que ficam a 130 km e 166 km da cidade, respectivamente, também registraram diversos estragos.

De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas registradas naquele dia — marcadas por calor intenso, alta umidade e ventos em diferentes direções e altitudes — criaram o ambiente ideal para a formação de tempestades severas e tornados. Por volta das 18h, uma supercélula atingiu Rio Bonito do Iguaçu, gerando um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos entre 300 e 330 km/h. Na sequência, outros dois fenômenos foram registrados: um em Guarapuava, na região do distrito de Entre Rios, classificado como F2, com ventos de até 250 km/h, e outro em Turvo, também F2, com ventos próximos de 200 km/h.

As informações foram atualizadas após equipes técnicas do Simepar realizarem vistorias em solo, sobrevoos e análises de imagens de radar. Inicialmente, os ventos em Rio Bonito do Iguaçu haviam sido estimados em até 250 km/h, mas, após os estudos complementares, o órgão confirmou a força de até 330 km/h. “As análises foram feitas com base em dados de radar, vídeos e observações diretas nas áreas afetadas. A equipe técnica segue investigando outras possíveis ocorrências”, informou o Simepar em nota oficial.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.