A tradicional campanha Papai Noel dos Correios inicia no próximo dia 12 de novembro no Rio Grande do Sul, marcando mais uma edição de um dos maiores movimentos solidários do país. O lançamento nacional aconteceu na última sexta-feira (7), em Brasília, dando início oficial à temporada de adoção de cartinhas.
Entre os pedidos mais comuns feitos pelas crianças estão bolas de futebol, bichinhos de pelúcia, material escolar, roupas e bicicletas — desejos simples que há décadas comovem e mobilizam pessoas em todo o Brasil.
No Estado, a etapa de coleta já foi concluída. As cartas foram cadastradas no site da campanha por escolas e instituições indicadas pelas secretarias municipais e estadual de educação, que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Desde o ano passado, os Correios também firmaram parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ampliando a participação de abrigos e casas de acolhimento.
Ao longo de mais de três décadas, a ação já possibilitou o atendimento de quase 7 milhões de cartinhas em todo o país. Só em 2024, quando a campanha completou 35 anos, cerca de 350 mil cartas foram adotadas.
A iniciativa convida toda a sociedade a se tornar madrinha ou padrinho de uma criança, ajudando a realizar sonhos e espalhar esperança neste fim de ano. As cartas disponíveis podem ser consultadas no site oficial dos Correios, e a entrega dos presentes segue até o mês de dezembro.


