A Operação Lamaçal, deflagrada nesta terça-feira (11) pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), tem como foco apurar suspeitas de fraude em licitações e lavagem de dinheiro com recursos federais repassados ao município de Lajeado (RS). O dinheiro era oriundo do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e deveria ser utilizado em ações de resposta às enchentes de 2024.
Foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 4,5 milhões e apreensão de 10 veículos. As diligências ocorreram em diversas cidades do estado, como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Encantado e Carlos Barbosa, sob ordens do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
As investigações revelaram irregularidades em contratos da Prefeitura de Lajeado para contratação de serviços terceirizados. Embora tenha sido declarada dispensa de licitação por calamidade pública, os acordos firmados teriam valores acima do mercado, totalizando cerca de R$ 120 milhões. Os investigados podem responder por peculato, fraudes licitatórias e lavagem de capitais.
PF.



