Gravataí sediou o Encontro Regional de Formação sobre atendimento a gestantes, puérperas e recém-nascidos nesta terça-feira, 11. O evento foi promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A atividade ofereceu formação e qualificação, destacando a atuação do programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Governo do Estado, além de salientar a atuação do programa Bebê Saúde, criado em Gravataí. O encontro foi oferecido para profissionais que trabalham diretamente com gestantes, puérperas e recém-nascidos de sete cidades do estado.
A manhã de atividades no auditório da Faculdade QI contou com uma abertura realizada pela organização do evento, seguida de uma palestra da fonoaudióloga e integrante do Grupo Técnico Estadual, Karina Guisso.
Durante sua fala no início do evento, a enfermeira Lenise Lourenço, representante do Grupo Técnico da SMS, agradeceu a presença dos participantes, além de reforçar os objetivos do programa Bebê Saúde. “Estamos muito contentes com a presença de todos que hoje podem conhecer ainda mais o Bebê Saúde, um programa aqui da nossa cidade, responsável por levar olhar ampliado para as famílias, crianças e gestantes, além do PIM, que também cuida das crianças e famílias”.
Com o tema ‘O cuidado da gestante, parceria, puérpera e do recém-nascido no contexto do PIM’, a palestra de Karina Guisso também levou a interação entre grupos para o debate no evento. “Essa formação é uma grande chance de aprender também com a troca de experiências entre os municípios. Aprender com instruções de vivências alheias é uma ótima forma de adquirir conhecimento”.
O evento também contou com apresentações e debates entre os participantes. Na ocasião, foram apresentadas vivências e trabalhos realizados nas cidades dos representantes.
Também estiveram presentes, o enfermeiro e representante do Grupo Técnico da SMS, José Messias Grycak, a representante do grupo da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Ivane Chinali, e a representante do grupo da Secretaria Municipal de Educação, professora Fátima Wagner.
Texto: Eduarda Luzia/Prefeitura de Gravataí



