A Prefeitura de Porto Alegre iniciou um projeto paisagístico que promete mudar o visual da avenida Borges de Medeiros. Através da Smamus, serão plantadas 25 árvores de grande porte, sendo 20 palmeiras-da-califórnia e 5 ipês-roxos, até o fim do ano, no trecho entre as ruas Sete de Setembro e Senador Salgado Filho.
O projeto tem como propósito resgatar o caráter original de boulevard e valorizar o espaço público com espécies que marcam a identidade da capital. Segundo Verônica Riffel, coordenadora de arborização da Smamus, a ação simboliza a “preservação do patrimônio ambiental e cultural” de Porto Alegre.
Com um custo de R$ 250 mil, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), o projeto faz parte do Programa Orla Poa e está integrado ao Programa Centro+, coordenado pela SMPG. As etapas incluem dois meses de plantio e doze meses de manutenção para garantir o crescimento das árvores.
De acordo com o secretário Cezar Schirmer, o plantio reforça um conjunto de ações de revitalização urbana que vêm transformando o Centro Histórico. “As mudanças são visíveis para quem circula pela região”, afirmou.
PMPA.



