Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS debate o futuro das cidades na Casa de Cultura Mario Quintana
Pesquisar
Foto: Divulgação

Trienal de Arquitetura e Urbanismo do RS debate o futuro das cidades na Casa de Cultura Mario Quintana

Compartilhe esta notícia:

De 26 a 28 de novembro, a Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, será o ponto de encontro de arquitetos, urbanistas, estudantes e público interessado em refletir sobre o futuro das cidades. A 2ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), traz o tema “Entre o que vem e o que fica”, propondo uma imersão nas transformações contemporâneas da arquitetura e nas novas formas de pensar e viver os espaços urbanos.

Com entrada gratuita, a programação reúne mais de 25 atividades e cerca de 30 horas de conteúdo entre palestras, mesas de debate, oficinas, cinema e atividades culturais. Os temas abordam desde sustentabilidade, habitação e inovação, economia criativa, paisagem e patrimônio, promovendo um diálogo entre arquitetura, cultura, política e cidadania e estimulando a troca de ideias entre profissionais, estudantes e o público em geral.

Entre os destaques da programação está a palestra “Projeto e cotidiano: habitar territórios, reconhecer margens”, com a arquiteta e urbanista Luciana Saboia, uma das responsáveis pelo Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza. O evento também apresenta o documentário “Tudo é Projeto”, sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha, com debate conduzido por Patrícia Rubano, uma das diretoras do filme. Já a palestra “O Arquiteto Como Protagonista no Combate à Crise Climática” será ministrada por Marina Castanheira, abordando o papel da profissão diante dos desafios ambientais e sociais do nosso tempo.

O evento também promove o lançamento e a distribuição gratuita de livros produzidos por meio do edital de publicações do CAU/RS, ampliando o acesso a obras que registram e compartilham diferentes olhares sobre a Arquitetura e o Urbanismo no estado. As sessões de autógrafos abertas ao público contarão com a presença de autores e autoras das publicações. Entre os títulos estão “Gastão Bahiana: arquitetura, ensino e profissão”, de Ricardo de Souza Rocha; “Demetrio Ribeiro e o Realismo Socialista: Arquitetura e Política em Porto Alegre nos anos 1950”, de Rodrigo Troyano Prates; e “Cesar Dorfman – 60 anos de Arquitetura”, obra assinada por Cesar Dorfman, Rodrigo Adonis Barbieri, Andreoni da Silva Prudencio e Carlos Soares Fraga.

A Noite da Arquitetura e Urbanismo, solenidade que encerra a trienal, ocorre no Clube do Comércio, marca o ponto alto do evento com a entrega do 7º Prêmio CAU/RS, que reconhece iniciativas e profissionais que contribuíram para a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no estado.

A programação se estende até o sábado, dia 29, com a Caminhada Arquitetura Moderna, conduzida pelo arquiteto Sérgio Marques, que convida o público a percorrer o centro histórico de Porto Alegre e reconhecer a importância do patrimônio moderno na paisagem urbana.

Serviço:

📅 26 a 28 de novembro de 2025
📍 Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre (RS)
🔗 Programação completa e inscrições gratuitas:
www.trienalarquiteturars.com

Sobre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS)

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) é uma autarquia federal que regula, fiscaliza e promove a Arquitetura e o Urbanismo no estado. Atua pela valorização da profissão e pela defesa da sociedade, assegurando que obras e projetos sejam conduzidos com responsabilidade técnica e compromisso com o bem-estar coletivo.

Com o compromisso de promover a Arquitetura e Urbanismo para todos, o CAU/RS acompanha de perto temas essenciais como planejamento urbano, preservação do patrimônio histórico, acessibilidade e assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS). Através de iniciativas como o programa CAU Mais Perto, que leva atendimento e fiscalização ao interior do estado, e projetos como Nenhuma Casa sem Banheiro, o Conselho reforça seu papel social e sua dedicação à melhoria da qualidade de vida da população.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com quase 19 mil profissionais de Arquitetura e Urbanismo registrados e mais de 3.700 empresas ativas. Com forte atuação na fiscalização de obras e projetos, o CAU/RS trabalha para garantir que a profissão seja exercida com ética, qualidade e segurança, impactando positivamente a paisagem urbana e promovendo cidades mais inclusivas e sustentáveis.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.