A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizou, nesta terça-feira (18), uma operação em Cachoeira do Sul que resultou na apreensão de 4,6 toneladas de produtos impróprios para consumo e na interdição de setores de três estabelecimentos comerciais devido às condições inadequadas de higiene.
Ao todo, cinco locais foram vistoriados: quatro mercados e um açougue. O açougue foi totalmente interditado. Em um dos mercados, foram interditados o açougue e a padaria; em outro, apenas a padaria. Todos receberam autuações. Em um dos pontos fiscalizados, foram localizadas 2,5 toneladas de produtos irregulares, que precisaram ser descartados.
Parte das carnes apreendidas foi destinada ao zoológico de Cachoeira do Sul. No entanto, alguns itens estavam em condições tão comprometidas que não puderam ser aproveitados nem para alimentação animal. Entre os problemas encontrados estavam carnes vencidas — algumas com até dois anos de atraso — e outros produtos com alteração de cor, odor e sinais de deterioração. Em um estabelecimento, os fiscais identificaram ainda a presença de esgoto dentro da câmara fria da carne.
Foram verificadas irregularidades como produtos fora do prazo de validade, armazenamento inadequado, falta de procedência, fracionamento incorreto e ausência de informações obrigatórias. Nas padarias, havia insumos vencidos e itens sem data de validade ou indicação de origem. Além de alimentos como carnes, pizzas e produtos de panificação, também foram apreendidos frascos de álcool cuja venda é proibida em supermercados e sacos de carvão sem procedência e licenciamento.
Participaram da ação o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal e do Serviço de Inspeção Municipal de Cachoeira do Sul, além de equipes da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).



