A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (19) a Operação Minerador, resultando na prisão de dez integrantes de uma organização criminosa atuante na Região Metropolitana de Porto Alegre, litoral e interior do estado. A ação cumpriu nove mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão em nove municípios.
Durante as diligências, foram apreendidas três armas de fogo, munições, dois veículos, entorpecentes e R$ 26 mil em espécie. A operação recebeu o nome de “Minerador” em referência à alcunha do líder da facção, preso desde outubro de 2024 e com histórico criminal que inclui cinco homicídios qualificados, latrocínio e múltiplos indiciamentos por tráfico de drogas e associação criminosa.
De acordo com o delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de São Leopoldo, o grupo mantinha controle sobre o tráfico de drogas nos bairros Pinheiros e Campestre, em São Leopoldo, na região do Vale do Sinos. As investigações também apontaram envolvimento dos investigados com o comércio ilegal de armas.



