As assessorias municipais de políticas públicas de Gravataí agora contam com um reforço na estrutura física. Por meio do Projeto Receita por Elas, da Receita Federal, a Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMDH) foi contemplada com um carro e itens de eletroeletrônicos.
A contemplação se deu por meio do projeto “Direitos Humanos: transformação social por meio das políticas públicas” elaborado pelo assessor de políticas públicas para a população LGBTQIA+ de Gravataí, Liniker Fraga, inscrito no programa Receita por Elas e escolhido para receber os itens.
As mercadorias, que incluem um automóvel UP, cinco tablets, cinco smartphones, cinco projetores de imagem, três caixas de som e três barracas são provenientes de operações de combate a ilícitos e destinados a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e a órgãos públicos que desenvolvem projetos de apoio e acolhimento a mulheres vítimas de violência.
Com os novos equipamentos, as assessorias de políticas públicas visam melhorias na elaboração e métodos de trabalho, além de mais qualificação com informações para que atendam os diferentes grupos da sociedade. As assessorias também almejam maior participação nos eventos, levantamento de dados, pesquisas de rua, e maior proximidade com as políticas públicas que atendem o cidadão lá na ponta.
Para a secretária da SMDH, Analu Sônego, os itens recebidos afetam diretamente o desenvolvimento das campanhas. “Os materiais e equipamentos aportados pela Receita Federal serão de suma importância para a realização das as ações da SMDH, especialmente campanhas de conscientização voltadas à não violência, igualdade, diversidade e cidadania”.
Liniker destaca a importância da integração entre os órgãos para benefício direto ao cidadão. “Vemos aqui diversos itens apreendidos que agora terão uma finalidade pública, qualificando a estrutura, os agentes, e as políticas de atendimento lá na ponta. Vamos conseguir desempenhar melhor nosso papel, e assim beneficiar diretamente o cidadão”.
Também estiveram presentes no ato o secretário municipal de Governança e Comunicação, Evandro Soares, a assessora de políticas públicas para a pessoa idosa, Evanilda Klein, a diretora administrativa financeira da SMDH, Simone Lourenci, e a representante da Receita Federal de Gravataí, Anelise Hackbart.
Texto: Eduarda Luzia/Prefeitura de Gravataí



