Em um dia de representatividade, resistência e conhecimento, profissionais da rede de educação de Gravataí participaram do I Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais do município. A iniciativa é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e do setor de Assessoria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento da Educação (Stid) da Smed.
O seminário foi responsável por expor diversos trabalhos desenvolvidos por alunos durante o Momento Étnico-racial (Erer) nas escolas. O projeto tem o objetivo de lidar com questões relacionadas à educação étnico-racial, por meio de obras relacionadas e indicadas pela secretaria de Educação.
A abertura do evento contou com falas da assessora pedagógica, Carine Lemos, responsável por conduzir o seminário e da coordenadora pedagógica da Stid, Tuane Dihl. Glau Barros, professora, artista e presidente do Clube Negro Seis de Maio também foi convidada para o momento que deu início à atividade.
Para Carine Lemos, a realização do evento é sinônimo de colocar em prática um sonho. “Sempre sonhei em ampliar ainda mais os conhecimentos do Momento Erer. Por meio desse seminário, podemos levar o trabalho desenvolvido para mais profissionais da educação, que poderão difundir a educação antirracista e a valorização da ancestralidade no ambiente escolar”.
Apresentações
Durante toda a sexta-feira, 28, o Auditório da QI também foi palco de apresentações, com exposição de práticas pedagógicas Erer, oficina de panôs africanos e teatro. Fomentando o consumo da cultura negra, também ocorreu venda de artesanatos e acessórios alusivos ao tema no local.
Texto: Eduarda Luzia/Prefeitura de Gravataí



