O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que a conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “muito produtiva” e que “muitas coisas boas virão dessa parceria recém-formada”. A declaração foi publicada nas redes sociais do norte-americano, que reforçou a expectativa para um novo encontro com o petista em breve.
Segundo Trump, o diálogo abordou temas considerados sensíveis na relação bilateral, como comércio, ações conjuntas no combate ao crime organizado e as sanções impostas pelo governo norte-americano a autoridades brasileiras. Entre elas, está a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, além da revogação de vistos de outras autoridades, medida associada ao julgamento envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente dos EUA afirmou ainda que as tarifas aplicadas sobre produtos brasileiros e “vários outros temas” estiveram na pauta. Trump ressaltou que sua relação com Lula começou a se fortalecer em um encontro ocorrido nas Nações Unidas, o que, segundo ele, abriu caminho para “acordos muito bons no futuro”. Mais cedo, o republicano já havia dito ter tido uma “ótima conversa” com o brasileiro e destacou que “gosta do petista”.



