Rio Grande do Sul recebe 32 mil doses de vacina para gestantes que imuniza bebês contra a bronqueolite
Pesquisar
Foto: João Risi/Ministério da Saúde

Rio Grande do Sul recebe 32 mil doses de vacina para gestantes que imuniza bebês contra a bronqueolite

O imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gestação

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Saúde (SES) recebe, nesta quarta-feira (3/12), uma remessa do Ministério da Saúde (MS) de 32 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gestação e tem o objetivo de proteger os recém-nascidos até os seis meses de vida contra a broqueolite.

As vacinas serão distribuídas para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que farão o encaminhamento para todos os municípios de forma proporcional ao número de gestantes. Por enquanto, as remessas seguirão pauta automática de envio aos Estados, com quantitativos definidos pelo MS.

As doses recebidas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) na quarta-feira serão liberadas para as CRS a partir de quinta-feira (4/12) e devem estar disponíveis nos estoques municipais e nas unidades de saúde já na próxima semana.

A estratégia de vacinar gestantes busca contemplar os bebês para que já nasçam imunizados contra a bronquiolite causada pelo VSR, evitando casos graves nos primeiros anos de vida. O imunizante deve ser aplicado a partir da 28ª semana de gestação, independentemente da idade, do peso ou do histórico prévio de vacinas da mulher.

O pico de produção de anticorpos é atingido 15 dias após a aplicação, os quais são absorvidos pela placenta, imunizando os recém-nascidos por até seis meses de vida. A proteção das gestantes será feita em dose única gratuita que será disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Mariana Ribeiro/ACS SES

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.