A temporada de verão nas piscinas públicas de Porto Alegre começará mais cedo este ano. A partir desta terça-feira (9), os cinco centros comunitários que oferecem estrutura de lazer à população iniciam seus atendimentos, que seguem até 28 de fevereiro de 2026. Tradicionalmente, a abertura ocorre apenas após o dia 15 de dezembro, mas a antecipação amplia o período de atividades para a comunidade.
Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Professor Tovi, os centros passaram por preparação completa, incluindo tratamento da água, organização das carteirinhas, oficinas de saúde, além de aulas de hidroginástica e natação. Para reforçar a estrutura, a Prefeitura adquiriu cinco novos motores e contratou vigilantes, porteiros, profissionais de serviços gerais e guarda-vidas. A empresa Ácquamania será responsável pela manutenção e análise da qualidade da água.
As piscinas funcionam em cinco centros comunitários, com atendimento gratuito:
-
Ceprima – Passo d’Areia
-
Cecoflor – Jardim Floresta
-
Cecopam – Cavalhada
-
Cevi – Vila Ingá
-
Cecores – Restinga
Durante a temporada, os locais oferecem atividades esportivas e recreativas, como natação, hidroginástica, oficinas de saúde, banho livre e orientação sobre regras de convivência. Também há possibilidade de agendamento para entidades e grupos comunitários.
Funcionamento
Os centros abrem de terça a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, e aos finais de semana à tarde, sempre com acompanhamento de equipes capacitadas.
Carteirinha
Para participar, é necessário apresentar documento com foto, foto 3×4 e comprovante de residência em uma das unidades. Após a confecção da carteira e a participação em uma oficina de cuidados e regras da piscina, o usuário está liberado para utilizar todas as atividades.



