A 28ª edição da Parada Livre 2025 ocorre neste domingo, 7, a partir das 11h, no Parque Farroupilha (Redenção), reunindo público de toda a cidade em mais uma edição marcada por mobilização social e defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+. Com o tema deste ano Revolte-se, parada é protesto!, o evento reforça seu papel histórico de visibilidade, reivindicação e celebração da diversidade. A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (Smidh), vai garantir apoio financeiro e infraestrutura para a realização das atividades.
O secretário-adjunto da Smidh, Dani Morethson, reforça que o papel da pasta é assegurar uma estrutura eficiente e segura ao público. “Ao apoiar oficialmente a Parada Livre, o governo municipal reafirma seu compromisso com a inclusão, o respeito e a proteção de todas as formas de diversidade. O aporte financeiro e o suporte da Smidh representam o reconhecimento da importância histórica deste evento”, garante.
Mais informações sobre a programação estão disponíveis no Instagram oficial do evento: @paradalivrepoa.
Trânsito – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) adotará esquema semelhante ao aplicado em edições anteriores da Parada Livre, com bloqueios na avenida Setembrina e no entorno da Redenção, além do monitoramento intensificado nas avenidas João Pessoa, Osvaldo Aranha e José Bonifácio. A expectativa é de ajustes no trânsito durante a concentração e a caminhada, com orientações para rotas alternativas e possíveis alterações no itinerário de linhas de transporte coletivo.



