O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) começou a reconstrução da galeria de drenagem conhecida como Canal da Camozatto, no bairro Humaitá. A estrutura é responsável por receber o fluxo de diversas redes de drenagem urbana e conduzir a água da chuva até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 5, desempenhando papel essencial na proteção contra alagamentos na região.
Segundo o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli, a manutenção adequada do canal vinha sendo inviabilizada há anos. “A manutenção do canal foi inviabilizada ao longo dos anos em razão da construção de moradias irregulares sobre a galeria. Agora, com a liberação da área, estamos atuando na reconstrução de toda a infraestrutura”, afirma.
A liberação da área ocorreu no ano passado, após ação ajuizada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) na 7ª Vara da Fazenda Pública. No total, foram removidas quatro casas, um salão comunitário e diversos galpões que obstruíam a galeria e comprometiam o escoamento da água.
Com a reconstrução, o Dmae busca restaurar a capacidade plena do sistema de drenagem, reforçando a segurança hídrica e a prevenção de alagamentos no Humaitá.



