A revitalização da Orla de Ipanema entrou na fase final, com 90% das obras executadas e previsão de conclusão até o fim deste mês. Iniciada em outubro de 2024, a intervenção requalifica dois quilômetros do calçadão entre a rua Déa Coufal e a rua dos Tabajaras, reforçando a infraestrutura e ampliando as opções de lazer na Zona Sul de Porto Alegre. O investimento total é de R$ 12,2 milhões.
Entre as principais melhorias implementadas está a construção de um muro de concreto com 45 centímetros acima do nível do calçadão. A estrutura funciona como banco de contemplação e, ao mesmo tempo, como barreira de proteção em situações de cheia. Também foi executado o enrocamento, formado por pedras que atuam como quebra-ondas, reduzindo o impacto da água sobre o passeio.
O espaço está recebendo novos equipamentos de uso comunitário, incluindo três playgrounds, cancha de bocha, oito churrasqueiras, quatro academias ao ar livre e passeios acessíveis. A qualificação das áreas verdes também avança, com o plantio de 96 mudas de árvores. “As intervenções foram planejadas para ampliar a resiliência da orla e proporcionar melhores condições de uso e convivência em um dos locais mais frequentados da região”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.
Os recursos aplicados na obra são provenientes do Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) firmado com a empresa Multiplan, como contrapartida pela implantação do empreendimento Golden Lake. A ciclofaixa do trecho, que ligará a Déa Coufal à Oswaldo Gonçalves Cruz, está prevista para ser executada ao longo de 2026.



