Produtores de uva de Gramado participaram da Tecnovitis 2025, importante feira voltada à cadeia produtiva da uva, realizada em Bento Gonçalves. O evento reuniu fornecedores, especialistas e técnicos do setor para a apresentação de novas tecnologias, equipamentos e práticas ligadas à viticultura. Durante a feira, os visitantes puderam conferir palestras, demonstrações técnicas a campo e exposição de produtos e serviços. Um dos destaques foi a apresentação de técnicas para cobertura de solo entre as fileiras de parreiras, além de orientações atualizadas sobre adubação, calagem e correção da acidez do solo.
A comitiva de Gramado contou com a presença do técnico da Emater, Alexandre Frozza, e do coordenador das Agroindústrias da Secretaria da Agricultura, José Mário, que reforçou a importância da troca de conhecimentos para o fortalecimento da produção local. “Esses encontros técnicos proporcionam mais conhecimento e agregam qualidade aos produtos das nossas agroindústrias, tanto na uva in natura quanto nos derivados como suco, vinho e espumante”, afirmou José Mário.
O técnico Alexandre Frozza destacou o impacto direto do conhecimento técnico na produtividade dos vinhedos. “A partir de uma boa coleta e análise do solo, e da recomendação correta de adubação, é possível ter vinhedos mais produtivos. Foi uma oportunidade importante para os produtores de Gramado se atualizarem”, afirma Alexandre
O apoio à participação foi viabilizado também pelo Sicredi Pioneira. “É sempre um privilégio apoiar excursões para feiras como essa, que trazem atualizações e conhecimento que impactam diretamente o setor. Agradecemos o convite e a participação de todos”, destacou Murilo Felisberto, gerente de negócios do Agro da cooperativa.
Texto: Prefeitura de Gramado



