A Diretoria de Vigilância em Saúde realiza neste sábado (6) uma ação de diagnóstico e orientação à comunidade sobre a presença de escorpiões na região central de Porto Alegre. A partir das 9h, equipes estarão em campo percorrendo, de forma simultânea, três quarteirões do Centro Histórico.
Os chamados quadriláteros de atuação são:
– Ruas dos Andradas, General Vitorino e Dr. Flores, além da Praça Dom Feliciano;
– Ruas Senhor dos Passos, dos Andradas e Dr. Flores, além da Praça Otávio Rocha;
– Avenida Alberto Bins, rua Pinto Bandeira, Praça Dom Feliciano e rua Senhor dos Passos.
O objetivo da ação é identificar possíveis pontos de ocorrência do animal, registrar dados ambientais e reforçar medidas de prevenção, reduzindo os riscos à população. Agentes de combate a endemias farão a vistoria nos locais e irão de porta em porta em imóveis residenciais e comerciais para orientar a comunidade.
Durante a atividade, moradores e comerciantes receberão orientações sobre cuidados, prevenção e procedimentos em caso de aparecimento ou acidente com escorpiões. Também serão distribuídos folders informativos.
Orientações à população – Ao avistar um escorpião, o cidadão deve acionar o serviço 156, fornecendo todas as informações solicitadas para possibilitar o atendimento, ou ligar diretamente para a Vigilância em Saúde, pelos telefones 3289-2492 ou 3289-2428.
Em caso de picada, a recomendação é procurar atendimento médico imediato em uma das unidades que dispõem de soro antiescorpiônico e informar, na chegada, que o acidente foi provocado por escorpião:
– Hospital de Pronto Socorro (HPS);
– Hospital Cristo Redentor
A iniciativa integra as ações permanentes do município para proteger a saúde da população e monitorar riscos ambientais na área urbana.



