A reunião da Comissão Permanente de Acompanhamento de Emergências (Copae), realizada na manhã desta segunda-feira (8) determinou o reforço das equipes para atendimento às possíveis ocorrências em Porto Alegre, em razão da previsão de instabilidade provocada pela atuação de um ciclone extratropical.
Conforme o alerta emitido pelo Centro de Alerta e Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec), com informações da Catavento Meteorologia, a mudança no tempo deve começar a ser percebida a partir das 17h desta segunda-feira, com aumento da instabilidade. A partir da madrugada de terça-feira (9) o município já estará sob influência direta do sistema, que deve provocar chuvas intensas e ventos fortes.
O alerta segue até as 20h de quarta-feira (10). Nesse período, a previsão é de acumulado de aproximadamente 70 milímetros de chuva, sendo cerca de 50 milímetros somente na terça. Os ventos ganharão intensidade ao longo da quarta-feira, com possibilidade de rajadas que podem chegar a 100 km/h.
Há risco de queda de árvores e galhos, especialmente a partir da noite de terça-feira e durante toda a quarta-feira. As equipes da Prefeitura estão mobilizadas, em conjunto com parceiros como o Corpo de Bombeiros e a CEEE Equatorial, para resposta rápida em casos de emergência, como queda de vegetais, alagamentos e falta de luz.
A orientação à população é para que evite permanecer embaixo de árvores, placas e estruturas metálicas durante as rajadas de vento e que, em caso de emergência, acione os canais oficiais de atendimento do município. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.



