Aumenta para três o número de alertas de tempo severo para o RS
Pesquisar
Foto: Inmet / Reprodução

Aumenta para três o número de alertas de tempo severo para o RS

Segundo o INMET, a maior parte do território gaúcho está sob alerta vermelho, de grande perigo

Compartilhe esta notícia:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de tempo severo para o Rio Grande do Sul, válidos para esta terça-feira (9). Os avisos abrangem todo o território gaúcho e incluem riscos de chuvas volumosas, ventos fortes e queda de granizo.

O primeiro alerta, de nível vermelho — considerado de grande perigo — cobre quase todo o estado, exceto áreas do sul e do leste do RS. Segundo o Inmet, o aviso de tempestade vai até às 23h59 desta terça (9). As condições previstas incluem chuva acima de 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e granizo, com possibilidade de danos em edificações, cortes de energia, prejuízos a plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no tráfego.

O segundo alerta, de nível amarelo, também válido até às 23h59 desta terça (9), indica perigo potencial e se estende a todo o território gaúcho. O Inmet prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h e granizo. O risco é considerado baixo, mas há possibilidade de cortes de energia, danos leves em plantações, queda de galhos e pontos de alagamento.

O terceiro aviso, de nível laranja, sinaliza perigo e atinge toda a faixa litorânea do estado. O alerta vale entre 00h01 e 23h59 de terça (9) e prevê intensificação dos ventos nas áreas costeiras, com potencial para movimentação de dunas sobre construções próximas à orla.

Instruções:

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.