Parte das guaritas de guarda-vidas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul contará com cartazes que indicam pontos seguros de acolhimento para mulheres durante a temporada de veraneio 2025–2026. A iniciativa tem como objetivo orientar vítimas de situações de constrangimento ou violência à beira-mar sobre os serviços de atendimento disponíveis.
O anúncio foi feito durante o lançamento da Operação Verão Total, realizado em Tramandaí, e integra uma ação coordenada pela Secretaria da Mulher do Estado, com apoio da Secretaria da Segurança Pública e do Comando do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o governo estadual, uma reunião prevista para esta quinta-feira (18) definirá o número de guaritas que receberão a sinalização. Também será oferecido um curso virtual de capacitação aos profissionais envolvidos no atendimento inicial.
O funcionamento prevê que mulheres que se sintam em situação de risco ou desconforto procurem as guaritas identificadas. O guarda-vidas fará o acolhimento inicial e acionará a Brigada Militar pelo telefone 190, para que uma equipe policial seja deslocada ao local e dê sequência ao atendimento.
A expectativa é de que os cartazes estejam instalados nas guaritas selecionadas até o período do Natal. A ação tem caráter preventivo e busca ampliar a rede de proteção às mulheres durante o aumento do fluxo de pessoas nas praias gaúchas durante o verão.



