Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (18) novos ataques contra duas embarcações suspeitas de tráfico de drogas no leste do Oceano Pacífico, que resultaram na morte de cinco pessoas, segundo o Comando Sul das Forças Armadas americanas.
De acordo com o comunicado divulgado na rede social X, a ofensiva foi realizada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear, sob orientação do secretário de Guerra Pete Hegseth, e ocorreu em águas internacionais. Informações de inteligência apontaram que as embarcações trafegavam por rotas conhecidas do narcotráfico.
Com a ação, sobe para ao menos 104 o número de mortos em ataques realizados nesta semana, marcando a terceira ofensiva do tipo em poucos dias. O Comando Sul informou que nenhum militar americano ficou ferido.
As ações fazem parte da Operação Lança do Sul, campanha do governo do presidente Donald Trump voltada ao combate ao tráfico de drogas na região.
A intensificação das operações militares ocorre em meio ao aumento das tensões entre Estados Unidos e Venezuela. O governo americano deslocou tropas e um grupo de ataque com porta-aviões para o Caribe e determinou um bloqueio total a petroleiros sancionados que operam com a Venezuela.
Em resposta, o presidente venezuelano Nicolás Maduro acusou Washington de tentar promover uma mudança de regime e se apropriar dos recursos do país.



