A habilitação da UPA Central, anunciada pelo Município, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no começo de novembro, tornou-se realidade por meio uma portaria publicada pelo Governo Federal no dia 24 de dezembro, assinada pelo ministro Alexandre Padilha. O aporte será de R$ 3,6 milhões, em parcelas a partir de janeiro. O próximo passo é buscar a contrapartida do Estado, o que elevará o valor total para mais de R$ 10 milhões/ano.
O processo estava pendente há seis anos, desde a inauguração da unidade, foi agilizado depois de um visita do titular da pasta, Rafael Bueno, e equipe a Brasília. “É um sonho transformado em realidade. Muita gente ouvia falar que a UPA central não era habilitada, que foi aberto esse serviço sem habilitação, em 2019, que deixava de receber recursos dos governos estadual e federal. Quando assumi a secretaria com a proposta de revolucionar a saúde, com apoio do Prefeito Adiló e do Vice Néspolo, nós propusemos então peregrinar nos gabinetes de Brasília para conseguir recursos, principalmente para habilitação da UPA Central, porque esse valor deixava de ser reinvestido nos próprios atendimentos da saúde de Caxias do Sul” enfatizou Bueno, ressaltando a dedicação da equipe da SMS e da deputada federal Denise Pessôa nesta caminhada.
O secretário afirmou que a portaria, veiculada no Diário Oficial da União, possibilitará que nos próximos dias se solicite também ao governo do Estado que complemente o valor. “Quando assumimos (6 de outubro), a UPA precisava de alvará de localização, alvará sanitário, faltavam documentos. Fizemos algumas melhorias, reformas e, principalmente, na questão do banheiro, na entrada, algumas pinturas pontuais. Então, para mim, é um momento histórico, eu e minha a equipe estamos cumprindo aquilo que eu me propus junto à população e, principalmente, ao governo Adiló e Néspolo.”
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul



