A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, entre os dias 5 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, um total de 73 operações com radares portáteis em diferentes pontos de Porto Alegre, nos turnos da manhã, tarde e noite. A ação integra as estratégias permanentes de fiscalização para coibir o excesso de velocidade e reduzir o número de vítimas e sinistros de trânsito na Capital.
No período, 23.698 veículos foram fiscalizados. Deste total, sete condutores foram autuados por trafegar acima de 100 km/h, infração considerada gravíssima, sujeita a multa de R$ 880,41, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir.
As maiores velocidades verificadas no período foram:
– Avenida Ipiranga: 115 km/h (carro)
– Avenida Padre Cacique: 114 km/h (carro)
– Avenida Assis Brasil, próximo ao viaduto da Freeway: 105 km/h (carro)
– Avenida Assis Brasil: 104 km/h (carro)
– Avenida Dante Ângelo Pilla: 101 km/h (motocicleta)
Para ampliar a transparência das ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEVs) — radares portáteis, fixos redutores (lombadas eletrônicas) e fixos controladores (pardais) — pode ser consultado no portal EPTC Transparente.
Os pontos de fiscalização também são informados pelo aplicativo Waze, onde aparecem identificados com o ícone de polícia e a descrição radar móvel, acompanhados da velocidade máxima permitida na via. As localizações e os estudos técnicos que embasam as ações são igualmente divulgados pelos canais oficiais da prefeitura.



