A Prefeitura de Porto Alegre alcançou a marca de 200 vagas em casas de passagem desde a adoção da modalidade no município, em 2023. Nesta segunda-feira (12), entrou em operação a Casa de Passagem Noroeste, localizada no bairro Vila Ipiranga, com capacidade para acolher 50 homens em situação de rua.
A ampliação da rede é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e consolida uma política contínua de expansão e qualificação da proteção social na Capital. A abertura da nova unidade contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, da vice-prefeita Betina Worm, da primeira-dama Valéria Leopoldino, além de secretários municipais e convidados.
“Essa casa de passagem significa mais dignidade para quem está em situação de vulnerabilidade. É um local seguro, com cama, alimentação e acompanhamento, para que a pessoa possa se restabelecer e buscar autonomia. Nós não vamos desistir de ninguém”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.
Nos últimos três anos, quatro casas de passagem passaram a funcionar em Porto Alegre, ampliando a capacidade de acolhimento com oferta de pernoite, alimentação, espaços de higiene, atendimento humanizado, escuta qualificada e encaminhamentos para políticas públicas. As unidades são gerenciadas por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
Além da ampliação numérica, o município avançou na diversificação do atendimento. Entre as unidades mais recentes está uma casa de passagem destinada a mulheres e ao público LGBTQIA+, no bairro Santana, reconhecendo as especificidades e demandas desses grupos. A Casa de Passagem Noroeste se soma a esse conjunto de serviços, reforçando a oferta de acolhimento digno, seguro e qualificado, sob gestão da OSC Avante.
“A abertura desta casa de passagem masculina amplia a capacidade de acolhimento da cidade e reforça o planejamento que vem sendo executado desde 2025. Com essas 50 novas vagas, seguimos fortalecendo uma rede que oferece atendimento digno, seguro e humanizado”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier.
A expansão da rede socioassistencial terá continuidade em 2026. A SMAS trabalha na abertura de mais 100 vagas, incluindo uma nova casa de passagem para homens, com 50 vagas, e uma unidade voltada ao acolhimento de famílias imigrantes e refugiadas — com prioridade para venezuelanos — também com capacidade para 50 pessoas. O edital para seleção da OSC responsável pela gestão das novas unidades está em andamento.
Com investimento público, planejamento e parcerias, Porto Alegre segue fortalecendo a rede de casas de passagem e ampliando a proteção social para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.



