Uma forte onda surpreendeu banhistas e moradores em Santa Clara del Mar e Mar del Plata, na costa da Argentina, na tarde de segunda-feira (12), provocando a morte de uma pessoa e deixando mais de 30 feridos. O episódio levou as autoridades a fechar temporariamente as praias e mobilizar equipes de resgate e atendimento médico.
De acordo com especialistas do Serviço Nacional de Meteorologia argentino, o fenômeno ainda passa por análise técnica, mas apresenta características de um minitsunami — tipo de onda incomum provocado não por terremotos, e sim por distúrbios atmosféricos, como variações abruptas de pressão e sistemas de tempestade.
Esse tipo de ocorrência se forma quando há um desequilíbrio entre a pressão do ar e a superfície do mar, gerando ondas de grande energia que podem ultrapassar 1,80 metro de altura, como possivelmente ocorreu no litoral argentino.
#Argentina 🌊 Fenómeno histórico en la Costa Atlántica
📍 Santa Clara del Mar
⚠️ Una ola gigante, un “mini tsunami” que no ocurría desde 1954, golpeó la costa:
🔴 1 hombre murió al chocar contra las rocas
🟠 Más de 30 heridos pic.twitter.com/CGgIvIQr38— Gonnet Digital (@MagazineGonnet) January 13, 2026



