Uma nova rodada do levantamento feito pela consultoria Quaest em parceria com a Genial Investimentos reafirma a ampla vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. O estudo, divulgado em 14 de janeiro de 2026, indica que Lula lidera todos os cenários testados tanto para o primeiro quanto para um eventual segundo turno da disputa.
Lula na dianteira no 1º turno
Nos cenários estimulados da pesquisa, Lula aparece com a maior proporção de intenções de voto entre os eleitores brasileiros, variando na faixa de 35% a 40%. Logo atrás, em segundo lugar, está o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com percentuais que giram entre 23% e 31% nos diferentes cenários. Outros pré-candidatos considerados no levantamento, como governadores e líderes partidários, registram índices de 1% a 11%, bem abaixo do líder da corrida.
Desempenho nos cenários de 2º turno
Quando simulados confrontos diretos, Lula permanece à frente de todos os adversários incluídos nos testes. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é quem mais se aproxima do presidente, mas ainda com uma diferença de cerca de 5 pontos percentuais. Em outras simulações de segundo turno, a vantagem do petista se mantém confortável contra figuras como Flávio Bolsonaro e o deputado Ratinho Jr. (PSD).
Metodologia do levantamento
O estudo entrevistou 2.004 eleitores em 120 municípios brasileiros entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2026. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%, e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00835/2026.
Este levantamento fornece um panorama detalhado da preferência do eleitorado a menos de um ano das eleições presidenciais, consolidando Lula como favorito em diversas simulações eleitorais.



