Sapucaia do Sul encerrou o ano de 2025 sem o registro de feminicídios, resultado atribuído ao trabalho preventivo e contínuo desenvolvido pela Brigada Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha do 33º Batalhão de Polícia Militar (33º BPM).
Ao longo do ano, foram realizados 1.848 acompanhamentos e visitas a mulheres vítimas de violência doméstica no município. Durante as ações, as vítimas mantêm contato direto com os policiais militares, podendo relatar suas situações, avaliar o nível de segurança e indicar a necessidade de continuidade ou reforço do acompanhamento.
O monitoramento é individualizado e respeita a realidade de cada mulher. Em alguns casos, o acompanhamento se estende por mais de um ano; em outros, ocorre por períodos mais curtos, sempre de acordo com a decisão da própria vítima, que define o momento adequado para a interrupção das visitas, quando se sente segura.
Em 2025, Sapucaia do Sul também registrou o cadastramento de 728 novas vítimas de violência doméstica, encaminhadas pelo Poder Judiciário. Todas foram incluídas no programa de visitas e acompanhamento da Patrulha Maria da Penha.
Com os resultados alcançados, o município reforça a proteção e a segurança das mulheres em situação de violência, evidenciando o compromisso do 33º BPM com a prevenção, o acolhimento e a preservação da vida.



