A infestação de ratos na região central de Porto Alegre já provoca consequências diretas no comércio. Estabelecimentos próximos à Praça da Matriz relatam queda nas vendas e até fechamento temporário de lojas após a entrada de roedores vindos do espaço público.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, uma ação emergencial foi realizada com aplicação de raticida em sete bueiros e em diversas tocas encontradas nos canteiros da praça. A operação incluiu o fechamento dos acessos com terra e vegetação local para evitar a reocupação dos animais.
Mesmo com a intervenção, moradores e comerciantes afirmam que a presença dos ratos continua. O problema tem sido associado a fatores ambientais, como altas temperaturas, e ao descarte irregular de restos de alimentos, que favorecem a proliferação dos roedores.
A prefeitura reconheceu o transtorno e informou que seguirá monitorando a área. Também foi emitido um alerta para que tutores não deixem cães soltos nos canteiros, devido ao risco de contato com raticida e animais mortos, além do reforço à necessidade de colaboração da população na limpeza urbana.
Veja o vídeo:
Um número incontável de ratos foi flagrado por seguidores do Porto Alegre 24 Horas nesta segunda-feira na Praça da Matriz, no Centro Histórico de Porto Alegre. As imagens mostram os animais circulando livremente pela área, principalmente nos bancos onde as pessoas sentam.… pic.twitter.com/JNlCuIJwjE
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) January 12, 2026



