O ex-prefeito de Viamão, Engenheiro Nilton (PSD), será o candidato apoiado pelo deputado estadual Valdir Bonatto na eleição suplementar do município. Nilton Magalhães está filiado ao PSD desde dezembro, já deixou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e iniciou a preparação para disputar o novo pleito majoritário.
Servidor público de carreira e engenheiro civil, Nilton foi eleito vice-prefeito em 2020 e assumiu a prefeitura em abril de 2022, após a renúncia de Bonatto para concorrer à Assembleia Legislativa. Ele permaneceu no cargo até o fim de 2024 e, segundo aliados, manteve foco na gestão administrativa, na continuidade de projetos e em ações voltadas ao desenvolvimento do município, como a geração de empregos. Após deixar o Executivo, atuou como chefe de gabinete de Bonatto no Parlamento gaúcho.
A eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Viamão foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) para o dia 12 de abril de 2026. O novo pleito ocorre após a cassação do prefeito Rafael Bortoletti e do vice-prefeito Maninho Fauri, ambos do PSDB, no dia 16 de dezembro. A Justiça Eleitoral entendeu que os dois cometeram irregularidade ao participarem da reabertura do Parque Saint’Hilaire, em setembro de 2024, durante período vedado pela legislação eleitoral.



