O deputado estadual Ernani Polo afirmou que mantém seu nome à disposição do Progressistas (PP) como pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, mesmo após a decisão do diretório estadual de indicar uma aliança com o PL para as eleições de 2026. Em manifestação, Polo destacou que pretende dialogar com lideranças e filiados que defendem a candidatura própria da sigla e ressaltou que a decisão final caberá à convenção estadual do partido.
A declaração ocorre em meio à reconfiguração interna do PP, que nesta terça-feira (20) decidiu deixar a base do governo de Eduardo Leite (PSDB) e avançar na construção de um novo alinhamento político. Na mesma reunião, a maioria do diretório definiu como estratégia trabalhar por uma candidatura ao Palácio Piratini em aliança com o PL, ao menos até que haja definição formal das coligações. Nesse cenário, o deputado federal Covatti Filho foi apontado como o principal nome para liderar uma eventual candidatura própria do partido ao governo estadual.
Após a decisão do PP, PL e Novo divulgaram nota conjunta saudando o indicativo de aliança e destacando a convergência de valores entre as siglas, como a defesa da liberdade, da responsabilidade fiscal e do combate à corrupção. Os partidos afirmaram que irão percorrer o Estado para construir um plano de governo e já confirmaram seus pré-candidatos para 2026, reforçando o movimento de articulação da direita gaúcha para a disputa eleitoral.



