Trump defende negociação para aquisição da Groenlândia em discurso em Davos – Notícias
Pesquisar
Foto: Reprodução/Rede Social

Trump defende negociação para aquisição da Groenlândia em discurso em Davos

A declaração reacendeu a polêmica sobre o interesse norte-americano no território autônomo ligado à Dinamarca

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (21), durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que ninguém pode proteger a Groenlândia como os Estados Unidos. A declaração reacendeu a polêmica sobre o interesse norte-americano no território autônomo ligado à Dinamarca.

Diante de líderes mundiais, Trump voltou a defender negociações imediatas para discutir um possível acordo de aquisição da ilha, mas garantiu que não pretende usar a força militar. “Estou buscando negociações imediatas para discutir mais uma vez a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos”, afirmou.

Segundo o presidente, o interesse dos EUA não estaria relacionado à exploração de terras raras, mas sim a questões estratégicas. Trump destacou que a Groenlândia é fundamental para a segurança nacional americana e também para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). “Precisamos disso para fins de segurança. Precisamos disso para a segurança nacional”, declarou.

Durante o discurso, Trump também fez críticas à Europa. “Eu amo a Europa e quero vê-la prosperar, mas ela não está indo na direção certa”, disse, sem detalhar quais pontos considera problemáticos.

Um alto funcionário da Casa Branca informou que o presidente utilizou o evento para reforçar suas políticas econômicas baseadas no princípio do “America First” (América Primeiro) e que, nesta quinta-feira (22), Trump deve aprofundar temas ligados à política externa.

Na véspera, o presidente já havia sinalizado que teria reuniões em Davos sobre a Groenlândia e demonstrou otimismo quanto à possibilidade de um acordo que agrade tanto aos Estados Unidos quanto à Otan. A proposta, no entanto, segue sendo vista com cautela por autoridades europeias e pelo governo dinamarquês.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.