As negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, mediadas pelos Estados Unidos, foram interrompidas neste sábado (24) após ataques aéreos russos durante a madrugada, que deixaram mais de um milhão de ucranianos sem energia elétrica em meio ao inverno rigoroso. As conversações ocorriam em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e chegaram ao fim do segundo dia sem a assinatura de um acordo, embora as duas partes tenham sinalizado disposição para manter o diálogo.
Em pronunciamento após o encerramento das reuniões, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afirmou que o foco central das discussões foi a definição de possíveis parâmetros para o fim da guerra. Segundo ele, os participantes concordaram em relatar o conteúdo das negociações às suas lideranças nacionais e coordenar os próximos passos, com a possibilidade de novas reuniões já na próxima semana. Autoridades dos Emirados Árabes Unidos destacaram que houve um raro encontro presencial entre representantes de Kiev e Moscou, em um conflito que já se aproxima de quatro anos.
Os bombardeios atingiram especialmente Kiev e Kharkiv, segunda maior cidade do país, com o uso de centenas de drones e mísseis. O chanceler ucraniano, Andrii Sybiha, acusou o presidente russo Vladimir Putin de agir de forma “cínica” e afirmou que os ataques comprometeram diretamente o processo de negociação. “Seus mísseis atingiram não apenas nosso povo, mas também a mesa de negociações”, escreveu Sybiha nas redes sociais.



