Sete anos depois, buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho chegam ao fim – Notícias
Pesquisar
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Sete anos depois, buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho chegam ao fim

As estratégias de busca foram adaptadas ao longo do tempo

Compartilhe esta notícia:

Após 2.558 dias de trabalho ininterrupto, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais encerrou as buscas por vítimas da tragédia da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao longo de sete anos, mais de 10 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração foram vistoriados e 268 corpos localizados. O rompimento da barragem completa sete anos neste domingo (25), com duas vítimas ainda não encontradas.

Segundo os bombeiros, 100% do material despejado na área atingida foi examinado, e a previsão é que todos os equipamentos utilizados na operação sejam recolhidos até a primeira quinzena de fevereiro. A maior operação de buscas da história do Brasil mobilizou mais de 5 mil militares, além do apoio de corporações de outros estados, 31 aeronaves, pelo menos 68 cães e 120 máquinas, somando mais de 1.600 horas de voo.

As estratégias de busca foram adaptadas ao longo do tempo. Nos primeiros momentos após o rompimento, o foco era o resgate de possíveis sobreviventes. A fase final, iniciada no fim de 2021, contou com estações de busca que realizavam o peneiramento dos rejeitos para a identificação de objetos e segmentos humanos. Apesar do encerramento dessa etapa, a Polícia Civil segue analisando materiais ainda não examinados para identificação de possíveis vítimas.

A tragédia deixou 270 mortos, incluindo duas gestantes. Permanecem desaparecidos o engenheiro mecânico Tiago Tadeu Mendes da Silva e a estagiária Nathália de Oliveira Porto Araújo. A última vítima localizada e identificada foi Maria de Lurdes da Costa Bueno, de 59 anos, em fevereiro de 2025. Familiares seguem cobrando responsabilização criminal pelos fatos, enquanto atos de memória marcam os sete anos do desastre.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.