“A situação enfrentada por aposentados e segurados é inaceitável”, diz Paulo Pimenta sobre o atendimento do INSS – Notícias
Pesquisar
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

“A situação enfrentada por aposentados e segurados é inaceitável”, diz Paulo Pimenta sobre o atendimento do INSS

De acordo com Pimenta, o problema não está na falta de pessoal, como alegam servidores, mas na recusa de parte deles em cumprir jornada presencial

Compartilhe esta notícia:

A atuação do INSS virou alvo de duras críticas do deputado federal Paulo Pimenta (PT) nesta semana. Segundo o parlamentar, a situação enfrentada por aposentados e segurados é “inaceitável”, especialmente diante da manutenção do home office por grande parte dos servidores desde 2020.

Pimenta afirmou que cerca de 70% dos funcionários do instituto seguem trabalhando remotamente e resistem até mesmo ao modelo semipresencial, o que, para ele, compromete o funcionamento do órgão. O deputado responsabiliza a falta de controle e de liderança da gestão do INSS pelo atendimento precário, afirmando que os aposentados estão sendo “massacrados” enquanto a corporação se protege.

De acordo com Pimenta, o problema não está na falta de pessoal, como alegam servidores, mas na recusa de parte deles em cumprir jornada presencial. O deputado relatou que até propostas de mutirões para reduzir a fila de pedidos de aposentadoria e benefícios por incapacidade esbarram na resistência à volta ao trabalho. Ele denunciou ainda que há servidores que não residem mais na cidade de lotação, incluindo casos de funcionários morando no exterior.

O parlamentar também criticou o fechamento de agências e o funcionamento de unidades com apenas um servidor, além de considerar insuficientes as explicações da presidência do INSS, que atribuiu os problemas ao sistema da Dataprev. Pimenta destacou ainda a falta de peritos médicos no Sul e no Sudeste, após a nomeação de novos profissionais majoritariamente para as regiões Norte e Nordeste, e afirmou que não aceitará “desculpas esfarrapadas” para o mau atendimento prestado à população.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.