Um homem de 46 anos, que passava por um surto psicológico, morreu na tarde de segunda-feira (26) após um confronto com policiais da Brigada Militar na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O caso começou quando equipes da Guarda Municipal, apoiando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), tentavam conduzir o paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Viamão até um hospital para internação. Durante o atendimento, o homem passou por um episódio de surto e feriu guardas municipais com um facão, segundo a administração municipal.
Após o ocorrido, o paciente deixou a unidade de saúde e foi localizado pela Brigada Militar nas proximidades. Confrontado pelos policiais, ele teria ignorado ordens de parada e avançado contra os agentes com a arma branca, atingindo um dos militares na mão.
De acordo com a corporação, mesmo após o uso de armamento menos letal na tentativa de controlar a situação, o homem continuou a agressão. Diante da ameaça iminente à integridade física dos policiais, foram efetuados disparos de arma de fogo que o atingiram no local.
A área foi isolada para a perícia e os agentes feridos receberam atendimento médico. A Brigada Militar informou que os policiais envolvidos utilizavam câmeras corporais no momento da ação, e todas as armas empregadas na ocorrência foram apreendidas.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Viamão, e um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar detalhadamente as circunstâncias da ação.



