A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) coloca em funcionamento, a partir das 9h desta quarta-feira (28), um novo conjunto semafórico no cruzamento das ruas Bernardino Silveira Amorim e Senhor do Bom Fim, na Zona Norte da Capital. A ativação do equipamento provoca mudanças no fluxo de veículos na região.
Atualmente, a rua Senhor do Bom Fim opera em dois sentidos. Com a entrada em operação do novo sistema, haverá alteração apenas na última quadra da via, no trecho entre as ruas Lídio Padilha e Bernardino Silveira Amorim, que passará a ter sentido único em direção à Bernardino Silveira Amorim. Nos demais trechos, a circulação seguirá em mão dupla.
O conjunto semafórico terá dois tempos de sinalização e contará com um semáforo exclusivo para pedestres, com tempo específico para travessia. A medida busca atender especialmente os usuários dos pontos de ônibus próximos ao cruzamento. Para viabilizar a nova operação, a conversão da rua Bernardino Silveira Amorim para a Senhor do Bom Fim será proibida. Já a saída da Senhor do Bom Fim continuará permitida, conforme a nova sinalização instalada.
De acordo com a EPTC, a implantação tem como objetivo organizar o fluxo de veículos e ampliar a segurança viária no cruzamento. Inicialmente, as melhorias foram executadas por meio de nova sinalização. Em uma etapa posterior, está prevista a construção de canteiros físicos para reforçar a segurança e qualificar o espaço destinado aos pedestres.
A comunidade local foi informada previamente sobre as mudanças por meio da subprefeitura e da Assessoria Comunitária da EPTC. As intervenções atendem a uma demanda dos moradores da região e foram definidas após diálogo com a comunidade. Durante o período de adaptação, agentes de trânsito da EPTC estarão no local para orientar motoristas e pedestres e monitorar a circulação.



