A Polícia Civil do Paraná investiga a morte de Brenda Cristina Rodrigues, de 17 anos, ocorrida após a adolescente buscar atendimento por três vezes em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de União da Vitória e receber diagnóstico de ansiedade. Dias depois, já internada em um hospital particular, exames identificaram pneumonia bacteriana, mas ela não resistiu.
Segundo relato da família, Brenda começou a apresentar falta de ar e dor no peito na sexta-feira, 16 de janeiro. Mesmo com a persistência e a piora dos sintomas nas idas seguintes à UPA, não teriam sido solicitados exames complementares para investigar o quadro clínico.
Diante do agravamento do estado de saúde, a adolescente foi levada a um hospital particular no domingo (18). O quadro evoluiu de forma rápida e ela precisou ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde morreu na segunda-feira (19).
A Polícia Civil apura se houve negligência médica, omissão de socorro ou homicídio culposo — quando não há intenção de matar. A prefeitura de União da Vitória informou que abriu um processo administrativo para apurar o atendimento prestado. Já a empresa responsável pela gestão da UPA declarou que afastou as médicas envolvidas e que está colaborando com as investigações.



