O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para uma onda de calor que deve atingir diversos municípios dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná a partir desta terça-feira (3). O alerta vermelho é o de maior gravidade na escalada utilizada pelo Inmet e indica situação de grande perigo.
Onda de calor é um evento climático caracterizado por temperaturas extremamente altas, que superam os níveis esperados para uma determinada região e época do ano e que perduram por alguns dias consecutivos. Neste caso específico, as temperaturas podem ficar 5°C acima da média para a região e por um período acima de cinco dias, informou o Inmet.
O alerta vermelho vale até a próxima sexta-feira (6) e abrange mais de 500 municípios do Sul do país. As principais áreas atingidas serão as regiões oeste e norte de Santa Catarina; sudoeste, noroeste, nordeste e centro do Rio Grande do Sul; e as regiões sudoeste, centro e sudeste do Paraná.
Fevereiro
A previsão do Inmet indica ainda que o mês de fevereiro trará chuvas acima da média para as regiões Norte e Sudeste do país e abaixo da média no Sul e Centro-Oeste.
As temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, por exemplo, são esperadas temperaturas até 1°C acima da média.
Sinais de alerta e cuidados essenciais
Sintomas como transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia podem indicar que o calor está afetando a saúde. Ao perceber esses sinais, é fundamental procurar atendimento médico imediato.
Para prevenir problemas de saúde relacionados ao calor, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul recomenda:
✔ Beber bastante água ao longo do dia
✔ Usar roupas leves e de cores claras
✔ Permanecer na sombra sempre que possível
✔ Evitar atividades físicas entre 10h e 16h
✔ Tomar banhos frios para ajudar a regular a temperatura corporal
✔ Utilizar protetor solar e acessórios de proteção, como chapéus e óculos de sol



