Caxias do Sul receberá implantação do e-SUS na quinta-feira – Notícias
Pesquisar
Foto: Rafael da Silva Carvalho/Divulgação

Caxias do Sul receberá implantação do e-SUS na quinta-feira

Inovação traz tecnologia para a saúde, otimizando os trabalhos dos servidores e agilizando o atendimento à população

Compartilhe esta notícia:

Um dos grandes passos para a modernização na saúde pública de Caxias do Sul terá início nesta quinta-feira (5/2), com o começo da entrega de tablets para agentes de saúde e de endemias, comprados pelo Município, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com os equipamentos, oficialmente, em parceria com o Governo Federal, será instalado o e-SUS Prontuário em Caxias do Sul, trazendo tecnologia para a saúde, otimizando os trabalhos dos servidores e agilizando o atendimento à população. No total, num primeiro momento, a SMS adquiriu 195 equipamentos.

O evento de lançamento ocorrerá na UBS São Vicente, às 14h, quando três agentes de saúde e dois agentes de endemias receberão os tablets, não havendo mais a necessidade de utilização de anotações em folhas, o que gera um retrabalho. Haverá a presença de autoridades federais ligadas ao Ministério da Saúde (MS), estaduais e locais, além de representantes da comunidade e servidores.

A implantação do e-SUS Prontuário reafirma o compromisso da Prefeitura de Caxias e da SMS com as políticas nacionais de saúde, com a modernização da gestão e qualificação do cuidado prestado à população. Trata-se de uma iniciativa estratégica, alinhada às diretrizes do MS, que busca fortalecer a Atenção Primária como ordenadora do cuidado e porta de entrada preferencial do SUS. O sistema e-SUS Prontuário representa um avanço importante na organização das informações em saúde, na integração dos dados assistenciais e na melhoria da continuidade do cuidado, contribuindo para uma atuação mais resolutiva das equipes e para uma gestão baseada em informações qualificadas e seguras.

“Há exatos quatro meses, com nossa chegada na Secretaria da Saúde, avalizada pelo Prefeito Adiló Didomenico e o vice Edson Néspolo, prometemos começar uma verdadeira revolução na área. É o que estamos fazendo, com apoio dos nossos capacitados profissionais”, comenta o titular da Saúde, Rafael Bueno.

Em relação à tecnologia implantada, Bueno destaca:

“Quem cuida das pessoas merece ter as melhores condições de trabalho. Por isso, aos poucos, estamos entregando tablets para nossos agentes de saúde e de endemias. São profissionais que conhecem cada bairro, família, realidade. Agora, com mais tecnologia, o trabalho fica mais rápido, organizado e eficiente. Esse é mais um passo para fortalecer a atenção básica e valorizar quem está na linha de frente do SUS. Logo, os equipamentos chegarão a todas unidades básicas de saúde de Caxias do Sul”, destaca.

Saiba mais

O e-SUS (Eletrônico do Sistema Único de Saúde) é uma estratégia do Ministério da Saúde para informatizar e qualificar a gestão da informação na Atenção Primária (APS) e outras áreas do SUS, buscando um “SUS eletrônico” com prontuários individuais, coleta de dados simplificada e integração nacional, para melhorar o cuidado, o financiamento e a gestão da saúde pública, usando softwares como o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) e o e-SUS Notifica para doenças específicas.

 

Texto: Prefeitura de Caxias do Sul

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.