Na data em que é celebrado o Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, três pessoas trans de Gravataí foram homenageadas pelo troféu de visibilidade da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. A cerimônia de entrega do Troféu Visibilidade Trans 2026 Marcelly Malta foi realizada na noite da última quinta-feira, 29, no Teatro Túlio Piva, em Porto Alegre.
A iniciativa do Governo do Estado tem o objetivo de promover a igualdade, o respeito e a luta contra a transfobia. O troféu homenageou 44 pessoas trans que foram destaque no ano de 2025, e definidas por meio de enquetes com indicações feitas por entidades da pauta trans. Representando Gravataí, foram homenageadas Maria Brum Ferreira, Mãe Cris e Ajeff Ghenes, pessoas trans indicadas por entidades da pauta e escolhidas por meio de enquetes.
Analu Sônego, secretária da Mulher e Direitos Humanos, destaca a relevância da data e das ações. “Este momento nos convida a refletir sobre a importância da igualdade para todas as pessoas. Como representante da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Gravataí, reafirmo nosso compromisso com uma sociedade mais justa, baseada no diálogo, na empatia e no respeito às diferenças”.
A terceira edição do Troféu recebeu o nome de Marcelly Malta, ativista travesti, presidente da Associação Igualdade-RS e vice-presidente da Rede Trans Brasil, referência na luta pelos direitos LGBTQIA+ no RS e no Brasil. Seu nome foi gravado nos troféus como reconhecimento à sua trajetória.
Interessados em saber mais sobre os serviços oferecidos pela Assessoria de Políticas Públicas LGBTQIA+, devem entrar em contato pelo telefone (51) 3600 7187.
Texto: Eduarda Luzia/Prefeitura de Gravataí



