Nesta quarta-feira, 04 de fevereiro, a Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul, ganhou mais um elemento para incrementar a decoração especial com a temática da Festa Nacional da Uva.
Um cacho de uva gigante, com seis metros de altura, ficará suspenso por um guincho das empresas Vanin, chamando a atenção para o evento que se inicia no dia 19 deste mês.
A escultura tem a assinatura do artista André Gnatta, da Gnatta Studios 3di. A decoração se soma a alteração das cores do túnel de LED, que já está em roxo e verde, também remetendo a uma das maiores Festas Comunitárias do país e ao chafariz que está com a água em cor de vinho. A ação tem apoio de Guinchos Vanin e está sendo realizada pela Comissão Comunitária da Festa da Uva em conjunto com a Prefeitura, com o objetivo de mobilizar a comunidade.
Quem passar pelo centro ainda poderá comprar Uva, diretamente do produtor rural, nas bancas instaladas em diferentes pontos da cidade.
A 35ª edição da Festa Nacional da Uva é realizada com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura do Brasil e financiada pela Lei Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A Festa da Uva 2026 conta com o patrocínio de HDI Seguros, Banrisul, Marcopolo, RandonCorp, Sicredi Pioneira, Sulgás, Supermercados Andreazza, Unimed Serra Gaúcha, Vantajão Atacado, Vero e Sulcorte. O evento tem como apoiadores FSG – Centro Universitário, Fusopar, CSG, Orquídea, Sanmartin, Biglia Advocacia, Eaton, Mebrafe, DRSUL Nissan, Susin Francescutti, Ou, Soprano, BRDE, Agrimar, PHD Guindastes, Global Prime Wood, Guinchos Vanin, Weloze, Dallemole Estruturas Metálicas e Consevitis-RS. A realização da Festa da Uva é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura – Governo Federal – ao lado do povo brasileiro.



