Prefeitura de Bagé autoriza racionamento de água devido à estiagem; outros municípios do RS ligam alerta – Notícias
Pesquisar
Foto: Tamile Padilha/DAEB

Prefeitura de Bagé autoriza racionamento de água devido à estiagem; outros municípios do RS ligam alerta

A ação tem caráter preventivo e começou na última terça-feira, dia 3, em razão da estiagem e da baixa recuperação dos reservatórios que abastecem a cidade

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Bagé publicou um decreto que autoriza o Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) a adotar medidas de racionamento no abastecimento de água no município. A ação tem caráter preventivo e começou na última terça-feira, dia 3, em razão da estiagem e da baixa recuperação dos reservatórios que abastecem a cidade.

Conforme o decreto, o racionamento será implantado sob responsabilidade do Daeb enquanto persistirem os níveis críticos dos mananciais. Os detalhes operacionais, como divisão por setores, horários e cronogramas, serão divulgados pelo departamento em seus canais oficiais.

O prefeito em exercício, Gilberto Alágia, afirmou que a decisão busca antecipar problemas maiores no abastecimento. Segundo ele, o racionamento precoce é uma forma de preservar a água disponível e evitar um cenário mais grave nos próximos meses.

Já o diretor do Daeb, Max Geraldo Meinke, explicou que o modelo adotado será o mesmo utilizado em 2025, com revezamento por setores. Inicialmente, a cidade será dividida em dois setores, com fornecimento de água por 36 horas, seguido de 12 horas de interrupção, sempre no período das 15h às 3h.

A Prefeitura e o Daeb reforçam o pedido para que a população faça uso consciente da água, priorizando atividades essenciais e evitando desperdícios. Novas atualizações sobre o racionamento serão divulgadas nos próximos dias.

Como funcionará o racionamento

O município foi dividido em dois setores, com cronogramas alternados de interrupção no abastecimento.

Setor 1

Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas, Cohab, São Jorge e arredores.

Setor 2

Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela D’Alva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona Francisca, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.

Cronograma inicial

Setor 1

06/02 (sexta): abastecimento normal

07/02 (sábado): racionamento das 15h às 3h

08/02 (domingo): abastecimento normal

Setor 2

06/02 (sexta): racionamento das 15h às 3h

07/02 (sábado): abastecimento normal

08/02 (domingo): racionamento das 15h às 3h

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.