A prefeitura de Gravataí iniciou, nesta segunda-feira, 9, atendimentos de telemedicina em infectologia no Serviço de Assistência Especializada (SAE), unidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que propicia o vínculo da pessoa vivendo com HIV, hepatites virais e tuberculose. A iniciativa prevê viabilizar até 190 consultas mensais no local, que também conta com atendimentos presenciais na especialidade.
“Essa medida representa um avanço muito importante. Nosso objetivo é aliar as tecnologias existentes e utilizadas pelos nossos serviços junto às crescentes necessidades observadas na nossa rede”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A enfermeira Juliana Rosa, coordenadora do SAE, explica que essa medida representa um aumento da oferta de consultas especializadas para os usuários, sendo um importante reforço e complemento aos atendimentos realizados de forma presencial. Mesmo com atendimentos à distância, o infectologista realiza o atendimento normalmente, podendo fornecer atestados, receitar medicações e solicitar encaminhamentos necessários, com o incremento dos recursos tecnológicos como aliado na troca de informações na saúde.
O fluxo de atendimentos permanece o mesmo. Nos teleatendimentos, o acolhimento é feito por um profissional de enfermagem, que acompanha toda a consulta com o usuário, a fim de auxiliar no atendimento humanizado e explicar eventuais dúvidas.
SAE
O SAE é um serviço composto por equipe multiprofissional, com atendimentos médicos, de enfermagem, de serviço social e de psicologia, assim como assistência farmacêutica e laboratorial aos usuários vinculados ao serviço.
Eles podem ser encaminhados via unidades de saúde ou procurarem atendimento diretamente no local (Rua Ernesto Fonseca, 35 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser conferidas pelos telefone (51) 3600 – 7780.
Texto: Gabriel Muniz/Prefeitura de Gravataí



