Publicada nesta quarta-feira (11), a pesquisa Genial/Quaest mostra que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se consolidou como o principal adversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. Contudo, Lula segue liderando todos os cenários de primeiro turno testados pelo levantamento e vence todos os oponentes nas simulações de segundo turno.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados indicam o voto sem a apresentação de nomes, Lula aparece com 19% das menções, enquanto Flávio Bolsonaro soma 10%. Outros candidatos reúnem 4% das respostas, e a maioria do eleitorado, 65%, declara-se indecisa. Já na pesquisa estimulada, Lula lidera com 35% em um dos cenários, seguido por Flávio, com 29%, e pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 8%.
O levantamento também testou diferentes cenários com outros nomes do PSD e de partidos aliados. Com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, Lula registra 38% das intenções de voto, contra 30% de Flávio. Em uma simulação que inclui o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o presidente aparece com 38%, seguido por Flávio, com 31%. Em todos os cenários, brancos, nulos e indecisos somam uma parcela relevante do eleitorado.
Os dados indicam ainda altos índices de rejeição para os dois principais nomes da disputa. Segundo a pesquisa, 54% dos eleitores afirmam que não votariam em Lula, enquanto 55% dizem rejeitar Flávio Bolsonaro, colocando ambos como os candidatos mais rejeitados entre os testados na pesquisa.
Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os adversários. A disputa mais apertada ocorre contra Flávio Bolsonaro, com 43% para o petista e 38% para o senador. Contra outros nomes, como Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite, a vantagem de Lula é ainda maior. A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 5 e 9 de fevereiro, tem margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.



