Um espaço para descanso, com banheiro e local para alimentação. Essa é, em essência, a proposta apresentada pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) em um projeto de lei que busca promover mais qualidade de vida aos trabalhadores de aplicativos.
A iniciativa prevê a instalação de oito pontos de apoio em regiões estratégicas de Porto Alegre. O assunto já havia sido levado ao Executivo por meio de uma indicação e também foi discutido em reunião entre o parlamentar e a prefeitura. De acordo com Robaina, a proposta surgiu a partir de reivindicações feitas pelos próprios motoristas.
— Hoje, muitos dependem da boa vontade de estabelecimentos comerciais ou de postos de combustíveis para utilizar o banheiro. Em alguns casos, acabam pagando estacionamento em shoppings para evitar deslocamentos até suas casas. É uma necessidade real, e acredito que a cidade pode avançar ao atender esse segmento — afirmou o vereador.
O projeto que institui os pontos de apoio para trabalhadores de aplicativos em Porto Alegre ainda tramita nas comissões da Câmara antes de ser encaminhado para votação em plenário.



