A previsão do tempo para os próximos dias indica um cenário de instabilidade no Rio Grande do Sul provocado pela organização de um sistema de baixa pressão que evoluirá para um ciclone extratropical que irá se formar em alto-mar, aumentando a probabilidade de chuva intensa e episódios de temporal isolado.
Neste domingo (15), a mudança no padrão do tempo se espalha por praticamente todo o território gaúcho. A expectativa é de pancadas distribuídas ao longo do dia, alternadas com momentos de melhora. O risco de precipitação forte em áreas localizadas é considerado elevado. Em Porto Alegre, os termômetros podem atingir cerca de 30 °C.
Entre segunda e terça-feira ocorre a fase mais ativa do sistema. O centro de baixa pressão permanece próximo ao litoral, favorecendo a formação de nuvens carregadas, sobretudo entre a tarde e a noite. Nesse período, permanece o alerta para temporais pontuais em toda a Região Sul.
A partir de terça (17), o sistema se desloca para o Atlântico e ganha intensidade, caracterizando oficialmente o ciclone extratropical. Mesmo com o afastamento gradual, a circulação de umidade ainda sustenta a possibilidade de pancadas fortes e isoladas nos três estados do Sul, embora com presença de sol entre nuvens.



