A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro reagiu, na noite deste domingo (15), à forma como o ex-presidente Jair Bolsonaro foi representado em uma alegoria da escola de samba Acadêmicos de Niterói, durante desfile no Rio de Janeiro. A escola homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e levou à avenida um carro alegórico em que Bolsonaro aparece caracterizado como um palhaço atrás das grades, usando uma tornozeleira eletrônica com sinais de violação.
A representação gerou forte repercussão nas redes sociais e levou Michelle a se manifestar publicamente. Em publicação no Instagram, a ex-primeira-dama afirmou que a alegoria distorce fatos históricos e judiciais. “Só para registrar um fato histórico: quem foi preso por corrupção foi Luiz Inácio Lula da Silva. Isso é registro judicial, não opinião”, escreveu, por volta das 22h20.
A alegoria faz referência a episódios recentes envolvendo decisões judiciais e simbolismos políticos, intensificando o debate sobre o uso do Carnaval como espaço de crítica e manifestação política. Até o momento, a escola de samba não se pronunciou oficialmente sobre as críticas feitas por Michelle Bolsonaro, enquanto o desfile segue repercutindo no meio político e entre foliões.



