Tempestades com vento acima de 100 km/h e granizo colocam RS em alerta – Notícias
Pesquisar
Foto: Joel Vargas / PMPA

Tempestades com vento acima de 100 km/h e granizo colocam RS em alerta

As regiões mais afetadas devem ser o Oeste, Missões, Noroeste e Centro do Estado

Compartilhe esta notícia:

A atuação de uma área de baixa pressão coloca o Rio Grande do Sul em alerta para temporais nesta quinta-feira (19). De acordo com o monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há risco de rajadas de vento acima de 90 km/h, podendo pontualmente ultrapassar os 100 km/h, além de granizo e chuva intensa.

As regiões mais afetadas devem ser o Oeste, Missões, Noroeste e Centro do Estado. Ainda durante a madrugada e início da manhã, os temporais começam pelo Oeste, avançando ao longo do dia para outras áreas, mantendo potencial para ventos fortes e queda de granizo, que pode ser de grande tamanho.

No Sul e na Campanha, a previsão indica chuva moderada a forte com trovoadas, com acumulados que variam entre 10 mm e 60 mm ao dia.

Já na sexta-feira (20), a instabilidade continua de forma mais isolada na metade Norte do Estado, especialmente nas regiões das Missões, Noroeste e Norte, com volumes entre 10 mm e 30 mm ao dia, ainda com chance de granizo.

Ao longo do período, os acumulados de chuva podem chegar a 60 mm em pontos do Oeste, Missões, Noroeste e Centro.

Risco de alagamentos e elevação de rios

Na parte hidrológica, os níveis dos rios seguem, em geral, dentro da normalidade, mas há áreas com níveis mais baixos, como na bacia do rio Vacacaí-Vacacaí Mirim. A tendência é de estabilidade, podendo haver elevação com a chegada das chuvas.

A Defesa Civil alerta para risco de elevação rápida de arroios e pequenos rios, além de alagamentos pontuais em áreas urbanas, especialmente nas cidades indicadas em nível de atenção.

Já os rios de maior porte devem apresentar pequenas elevações, permanecendo entre os níveis de normalidade e atenção para inundação.

Evite áreas alagadas e com risco de queda de árvores;

Não se abrigue próximo a postes e estruturas metálicas durante tempestades;

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

O cenário exige atenção da população, principalmente nas regiões com maior previsão de instabilidade, devido ao risco de vendavais, granizo e chuva forte.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.