O Centro Administrativo de Caxias do Sul está no clima da Festa Nacional da Uva. Quem passa pelo prédio encontra uma ambientação que une o presente e o passado: desde as imagens da Rainha e Princesas nas portas de entrada até decorações com balões e um recanto dedicado a objetos antigos. A iniciativa busca ativar as memórias de quem circula pela sede do Executivo e celebrar a identidade da cidade.
Um dos destaques é o vestido da embaixatriz da Festa da Uva 2022, Vitória Bordin. A peça chama atenção pelos detalhes feitos à mão e os nomes de mulheres importantes em sua história de vida. Junto a ele está a exposição “Tirando o Pó”, que apresenta registros fotográficos de vitrines e recantos criados nas festas de 1994, 1996 e 1998. O recanto foi preparado com objetos antigos do acervo do Museu Municipal de Caxias do Sul.
Emoção que atravessa gerações e une pessoas
A decoração tem cumprido seu papel de emocionar os visitantes. Dona Zaida Maria Adami, de 84 anos, moradora da Linha 40, não conteve o entusiasmo ao visitar a Prefeitura acompanhada do filho, Sérgio. Ao ver peças como a mastela (espécie de balde de madeira que lembra meia pipa) e a sporta (cesta de palha de trigo), ela compartilhou lembranças com os servidores. “Lembrei da minha mãe ao ver a mastela. Ela usava para lavar os pés. Deveria ter mais lugares assim, com esses e outros objetos”, afirmou Zaida, emocionada ao recordar histórias de sua vida e das peças que ainda guarda com carinho.
Um prédio que respira a Festa
O atual Centro Administrativo Municipal foi a sede oficial da Festa da Uva entre 1954 e 1972. Além da decoração temporária, o público pode apreciar o painel “Do Itálico Berço à Nova Pátria Brasileira”, de Aldo Locatelli, que narra a imigração italiana na região.
SERVIÇO
O quê: Exposição “Tirando o Pó” e ambientação temática da Festa da Uva.
Onde: Sede da Prefeitura de Caxias do Sul (Centro Administrativo).
Ingresso: Visitação gratuita.
Texto: Prefeitura de Caxias do Sul



